Siga-nos

Sensus Divinitatis e a natureza da religião

A Bíblia nos ensina que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e que mesmo após sua queda a imago Dei de Deus não foi totalmente suprimida ou apagada, o homem não deixou de ser imagem e semelhança de Deus.

Mesmo o homem tendo caído e se tornado um ser totalmente pecador, Deus colocou em seu coração a eternidade, ou aquilo que alguns teólogos chamam de “sensus Divinitatis”.

O Ser Humano e a Religião

A semente da religião que está implantada em cada ser humano, povos e missionários em todas as nações e tribos da terra dão testemunho do sensos Divinitatis.

Aquilo que Marx disse ser uma maldição, ou “o ópio do povo”, é uma das dádivas mais abençoadoras que o homem sentiu e viu.

A religião toca os recônditos mais profundos da vida e do coração humano e afeta todas as áreas corpo, alma e espírito.

Então, o que vem a ser religião?

A Bíblia nos ensina o verdadeiro significado da religião. A palavra religião não se encontra no contexto dos originais das Sagradas Escrituras, e sim do latim.

A palavra religião, ou o seu equivalente aparece três vezes na Bíblia, deparamo-nos (At 26.5; Tg 1.26, 27). O Antigo Testamento descreve religião como significando “o temor do Senhor”.

Este temor não é um sentimento de pavor, mas um submisso amor e respeito por Deus. Este é o sentimento dos homens e mulheres do Antigo Testamento, que tiveram a revelação da lei. No Novo Testamento, é antes à resposta ao evangelho do que à lei, e se apresenta sob a forma de fé e piedade.

A Bíblia nos mostra que a religião é uma relação do homem com Deus, na qual o ser humano se dá conta da transcendência e imanência de Deus, e reconhece sua total insuficiência e completa impotência.

Segundo Berkhof religião é:

“Uma relação com Deus, voluntária e consciente, que se expressa em uma adoração saturada de gratidão e em um serviço repassado de amor.

A forma desta adoração religiosa e serviço a Deus não é o produto da vontade arbitrária do homem, mas foi determinada por Deus mesmo”.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, para você ter uma visão mais acurada do assunto indico o livro “Sumario de Doutrinas Cristã” de Berkhof. Deus abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *