Siga-nos

A busca pelo sentido da vida

Todos, certamente, podemos começar a busca pelo sentido da vida com a simples verdade de que o primeiro e maior bem que possuímos na vida é a própria vida. Mas como vemos a vida e nossa própria vida?

A vida é breve, a vida é frágil e a vida é ofuscada pela morte ao final. Você vai morrer, eu vou morrer, e a morte zomba da maioria de nossas ideias e ações atuais.

Nós humanos, ao que parece, somos a única forma de vida que se coloca a pergunta “por que”. Somos os únicos que podem voltar no tempo com a memória e a história, bem como avançar nele com a imaginação e a perspectiva.

Tudo indica que somos os únicos que tem consciência da vida de forma tão ampla que podemos indagar sobre o sentido das coisas. Então não é surpreendente que a vida nos coloque questões fundamentais. O sentido de algo só pode ser entendido dentro do sentido mais amplo de tudo

Para que vivemos?

Como aproveitamos a vida que recebemos? A quem ou ao que devemos responder por nossa vida? O que significa viver uma vida bem vivida?

Se a procura de sentido muitas vezes é considerada loucura, deveríamos perguntar o que é mais louco: acreditar no sentido na forma como supomos todos os dias, procurar por sua fonte e talvez encontra-la, ou descartar a própria procura como loucura e conformar-se como uma vida sem nenhum sentido?

A verdade é que nós, humanos, somos mercadores de sentido

O sentido é tão natural para nós quanto o ar que respiramos e a terra que pisamos. Cada palavra que pronunciamos, cada ato que executamos, cada plano que elaboramos nos grita “sentido, sentido, sentido!”.

Sem sentido, tanto nossa vida cotidiana momento a momento quanto nossa vida considerada um todo seria pior do que trivial. Seria sem valor e inútil. Onde, como ou em quem podemos encontrar o sentido da vida?

C.S. Lewis nos dá reposta quando diz: “Eu descobri em mim mesmo desejos, os quais nada nesta Terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que fui feito para outro mundo”.

A busca pelo sentido da vida

Você e eu só encontramos o verdadeiro sentido na vida em Deus e em Jesus Cristo, quando a vida se torna um fardo e sentido lembre-se: “Jesus é o Caminho a Verdade, a Vida e o sentido da vida”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *