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A Salvação: Passada, Presente e Futura no pensamento de Francis A. Schaeffer

A Bíblia relata que, em um ponto da história, a humanidade e o mundo caíram em desgraça. Apesar da aparente falha na criação de seres morais e racionais, a vinda, morte e ressurreição de Cristo representaram uma vitória necessária.

Até a segunda vinda de Cristo, a ausência de paz universal na terra sugere que a vitória na cruz não é plenamente evidente. No entanto, a Escritura destaca que os crentes são uma raça eleita, um sacerdócio real, destinados a proclamar as virtudes daquele que os chamou da escuridão para a luz maravilhosa.

Essa designação reflete a intenção divina de evidenciar a realidade da vitória na cruz durante o período entre a crucificação e a segunda vinda de Cristo. (Referência: 1 Pedro 2.9,10).

A passagem destaca que os cristãos têm um propósito específico nesta vida

Proclamar a glória de Deus e evidenciar a vitória de Cristo na cruz. A simples afirmação de doutrinas corretas não basta; é crucial como essas doutrinas são comunicadas.

O cristão não deve apenas pregar o Evangelho, mas também buscar a orientação do Espírito Santo. A vida cristã na terra deve refletir uma realidade sobrenatural pela fé, uma vida que não será repetida na eternidade.

É incumbência dos cristãos, em cada geração, serem a demonstração viva da existência de Deus e da realidade do mundo espiritual.

Cada cristão deve ser essa demonstração em sua própria geração, contribuindo para uma demonstração acumulativa ao longo dos séculos.

Os cristãos são chamados a demonstrar não apenas princípios morais, mas o caráter e a existência de Deus. Essa vocação é fundamentada no poder do Cristo crucificado e ressurreto, e na ação do Espírito Santo, operando pela fé.

Essa compreensão se encaixa na unidade do ensino bíblico sobre a carreira do cristão, que aborda a natureza sobrenatural do universo e a salvação oferecida por Cristo.

A visão Cristã Sobre a Salvação

A salvação, na visão cristã, envolve a justificação divina, na qual Deus declara retirada a culpa do pecador com base na obra vicária de Cristo na cruz. A morte de Cristo tem um valor infinito e cobre todo pecado e culpa daqueles que se aproximam Dele com fé.

A justificação, vista de acordo com a perspectiva bíblica, é irrevogável e absoluta, uma vez que Cristo levou sobre Si o castigo de todo o pecado do crente, passado, presente e futuro. Não há graus de justificação; ou alguém é cristão, justificado por Deus, ou não é.

No entanto, a salvação abrange mais do que apenas a justificação; inclui também a glorificação futura e a santificação presente.

Enquanto a justificação não tem graus, a santificação, que envolve o relacionamento atual do crente com Deus, pode variar em graus entre diferentes cristãos e ao longo da vida pessoal de cada um. A santificação lida com o poder do pecado na vida do crente e pode variar em intensidade.

A salvação não é apenas a justificação seguida de um vazio até a morte; é uma unidade contínua que flui da justificação, passando pela santificação até a glorificação.

Passagens Bíblicas

As passagens bíblicas, como Romanos 8:28-30 e Romanos 5:1-5, demonstram que a salvação é um processo contínuo que abrange todos os aspectos da vida cristã, não apenas a justificação. A palavra “salvação” engloba todo o processo de redenção, incluindo a justificação, santificação e glorificação.

A santificação é crucial para o cristão no presente, pois é o processo contínuo de conformação à imagem de Cristo. A salvação é uma unidade e, ao aceitar Cristo, o crente volta ao propósito original para o qual foi criado.

A Bíblia afirma que o propósito do ser humano é amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento, o que implica uma comunicação genuína com Ele.

Ao aceitar a Cristo como Salvador, o ser humano retorna ao propósito original para o qual foi criado. Isso resulta em uma nova e viva relação com cada pessoa da Trindade.

Primeiro, Deus o Pai se torna Pai do crente por adoção. Segundo, o crente entra em uma nova relação com Deus o Filho, conhecida como união mística com Cristo.

Conclusão

Por último, o crente entra em uma nova modalidade de relação com o Espírito Santo, que passa a habitar nele. Essa nova relação com o Espírito Santo é evidência da vida cristã genuína e é uma promessa cumprida após a ascensão de Cristo e o Pentecostes.

A presença do Espírito Santo em nós é uma marca distintiva dos verdadeiros seguidores de Cristo.

Cristo prometeu enviar o Espírito Santo como Consolador, garantindo que não ficaríamos órfãos, pois Ele estaria conosco através do Espírito Santo.

Ao aceitarmos a Cristo como Salvador, somos habitados pelo Espírito Santo e entramos em comunicação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A base da salvação não é nossa fé, mas sim a obra consumada por Jesus Cristo na cruz. A fé é o instrumento pelo qual aceitamos essa obra de Cristo.

A santificação e a segurança são garantidas pela mesma base, a obra de Cristo, mas operam em momentos diferentes:

A justificação ocorre uma vez por todas, enquanto a santificação é um processo contínuo, momento após momento. Viver a vida cristã através do poder de Cristo, por meio do Espírito Santo e pela fé, traz gozo, paz e esperança.

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