Siga-nos

Ideologias, Idolatria e a Verdade do Evangelho

A verdade, tanto no sentido absoluto quanto no relativo, certamente interessa aos cristãos. A verdade é um atributo de Deus, e Jesus afirma que ele próprio é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.16). Ele também diz: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

Se Marx, Mannheim, Arendt, Crick e Havel estão corretos ao afirmar que as ideologias representam concepções fundamentalmente equivocadas do mundo, nós, cristãos, temos a obrigação de levá-los a sério e discernir de que maneira eles estão certos, e de que forma estão errados.

Ideologias – Idolatria e a Verdade do Evangelho

Como sugerido até agora, acredito que a ideologia pode ser melhor entendida com referência a seu caráter religioso básico. O uso da palavra pode parecer provocativo no discurso contemporâneo, pois implica que uma religião está fazendo reivindicações da verdade reservadas a outras crenças.

Embora muitos considerem ofensivas essas reivindicações, principalmente nesta era pós-moderna, o fato é que a religião, por sua própria natureza, faz tais reivindicações.

Qualquer tentativa de relativizar a religião corre o risco de torná-la menor do que ela afirma ser e, portanto, a banaliza. Consequentemente, a idolatria ainda deve ser considerada como uma categoria operativa.19

Além disso, conforme observado por Paul Marshall, idolatria não é apenas mais um pecado, do qual orgulho, inveja, luxúria e outros são exemplos; na verdade “todo pecado é uma expressão do pecado básico da idolatria, de colocar alguma outra coisa no lugar de Deus”.

20 A idolatria, em outras palavras, é a origem de todos os outros pecados, conforme indicado por sua proscrição ser classificada como o primeiro preceito do decálogo (Êx 20.3; Dt 5.7).

A idolatria toma algo pertencente à criação, tenta elevá-lo acima do limite que separa Criador e criatura, e faz dele um tipo de deus. Por conta da abrangência da religião, a idolatria busca colocar todo o resto da criação a serviço desse deus inventado.

A Idolatria Mais Vista Nas Escrituras

O tipo de idolatria que melhor conhecemos nas Escrituras tem pessoas formando uma divindade pessoal inventada (em madeira ou pedra), erigindo templos, criando ritos litúrgicos e oferecendo sacrifícios.

Incansavelmente, os profetas do Antigo Testamento denunciaram a adoração de falsos deuses, uma situação constante em Israel e Judá.

Mas a idolatria também se manifesta de maneiras mais sutis. Os seres humanos são inevitavelmente criaturas que adoram, embora nem todos admitam isso de si mesmos.

Um ateu nega a crença em Deus, mas pode de fato adorar a racionalidade, a habilidade artística ou o poder militar. Mesmo crentes nominais em Deus podem servir a ídolos como o sucesso financeiro, o prestígio social ou o poder político.

Pelo fato de a idolatria, nesse segundo sentido, ser tão indireta e menos abertamente experimentada como tal, em geral não a reconhecemos pelo que ela é.

Contudo, é nesse tipo de idolatria que a ideologia está enraizada

A conexão entre idolatria e ideologia é feita de modo contundente por Bob Goudzwaard, que argumenta que a natureza religiosa dos seres humanos pode ser compreendida levando-se em conta “três regras bíblicas básicas”.

Primeiro, todos servem a um deus de algum tipo. Segundo todos são transformados na imagem do deus a quem servem. Terceiro, as pessoas estruturam sua sociedade à sua própria imagem.

Agostinho afirma isso estabelecendo dois princípios básicos: nosso coração não descansa até que repouse em Deus; e uma comunidade é unida por objetos de amor compartilhados.

Se os membros da comunidade amam a Deus e buscam fazer sua vontade, então as estruturas que ordenam a vida comum refletirão isso.

Considerações Finais Sobre a Verdade do Evangelho

Se, por outro lado, seus membros amam coisas como riqueza material, direitos individuais e um Estado todo- poderoso, então esse amor compartilhado se dará de forma que afete o bem-estar da comunidade.

Se o coração da comunidade buscar descanso nas coisas que não podem trazer descanso, essa inquietação contínua se manifestará nas instituições políticas e sociais.

Em resumo, a adoração aos ídolos traz consequências práticas para a vida compartilhada de pessoas em uma comunidade.

Temos que tomar cuidado para não sermos enganados pelosos ídolos da nossa cultura, como cristãos temos que adorar somente nosso rei Jesus.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *