Siga-nos

O homem como filho de Deus

O modelo bíblico pervasivo do relacionamento do homem com Deus é o da filiação. Na genealogia de Lucas, Adão é “filho de Deus” (Lc 3.38). As Escrituras às vezes descrevem os anjos (Jó 1.6; 2.1; 38.7; Dn 3.2518) e os reis humanos (Gn 6.2,4) como filhos de Deus. Israel é filho de Deus (Dt 1.31; 8.5; Os 1.10).

Jesus é o Filho eterno, o Filho que herda o trono do seu Pai (Mt 14.33; 16.16; 27.54; e muitas vezes em outros lugares – veja o capítulo 21). Em Cristo e por meio dele, os crentes são redimidos do pecado para se tornarem filhos de Deus (Rm 8.14,16,19; Gl 4.1-6; Fp 2.15; Hb 12.7; 1Jo 3.1-2).

O homem como filho de Deus

O conteúdo da filiação é bem semelhante ao da imagem. O filho se parece com seu pai como a imagem se parece com o que reflete. Na língua hebraica, dizer que alguém é “filho de” algo é dizer que tem as mesmas características.

Em Marcos 3.17, Jesus chama seus discípulos Tiago e João de “filhos do trovão”, sugerindo talvez um espírito barulhento e violento.

Barnabé (At 4.36) significa “filho da exortação”, o que sugere um caráter cuidadoso e consola dor. Então, um filho de Deus é alguém que se parece com Deus, que Deus.

Evidentemente, há muitos modos de ser como Deus

A semelhança que como os anjos têm com Deus,20 embora verdadeira, não é a mesma semelhança que têm com ele, os reis humanos, ou Israel, ou os santos do NT, ou Jesus.

Também vimos que a posição do homem como imagem de Deus lhe dá uma autoridade subordinada a Deus. A filiação também implica qualidades régias. Como os reis, os filhos de Deus têm poder, autoridade e presença dentro do seu domínio.

Considerações Finais

Assim, Deus descreve a igreja como “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1Pe 2.9, refletindo a linguagem usada a respeito de Israel em Êx 19.6).

A história bíblica como a história das alianças de Deus , do reino de Deus e da família de Deus. Pode ser contada por meio das figuras da imagem e do filho, vimos que Deus fez o homem para ser seu servo pactual, seu rei vassalo e seu filho dentro da sua família.

Consequentemente, as três histórias bíblicas se agrupam como a história do relacionamento de Deus com o homem, a mais elevada das suas criaturas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *