Siga-nos

Teologia pública: A tarefa do Pastor / Teólogo, a realidade do Ministério e a Teologia no modo indicativo.

Em grande parte, a teologia pública cristã é indicativa. Como diz Vanhoozer a teologia é a tentativa de colocar em palavras o que está em Cristo. Essa é outra maneira de “indicar” a verdade do evangelho: o que Deus fez, está fazendo e fará em Cristo.

Existem muitas histórias verdadeiras sobre o que está acontecendo no mundo (e ainda mais histórias falsas), mas o foco da história bíblica é o que Deus está fazendo no mundo para renovar a ordem criada: “É verdade, o Senhor ressuscitou…” (Lc 24.34).

Nada parece a mesma coisa depois do impacto da ressurreição: Deus, o ser humano, o plano de salvação, o próprio cosmo tudo precisa ser repensado.

A Tarefa da Teologia Pública

A tarefa do teólogo é expor a “sã doutrina” em palavras e ações: a verdade sobre o estranho mundo novo do evangelho. O teólogo é um representante desse estranho mundo novo pós-ressurreição, um emissário do reino de Deus que já está causando impacto no velho mundo em que muitos pensam que ainda vivem.

Ao esclarecer o que Deus fez em Cristo, o teólogo produz algo útil presta um serviço. De outra forma, pode-se dizer que o teólogo é um ministro da realidade.

Um ministro (lat., minus = “menos”) se faz menor do que o objeto ou a pessoa que está sendo servida. Pastores são teólogos públicos porque dão testemunho do que está em Cristo, e não há realidade mais fundamental do que essa.

A Palavra de Deus Não Muda Nem Falha

Se a palavra de Deus permanece mais que os céus e a terra, a Palavra viva por meio da qual os céus e a terra foram feitos permanecerá muito mais.

A medida que auxilia o povo de Deus a viver na realidade da ressurreição a nova criação em Cristo o teólogo ajuda as pessoas a ter um encontro com a realidade.

O evangelho é um indicador confiável da realidade, visto que revela a natureza, a origem e o destino, da totalidade da ordem criada.

Isso também é teologia publica: tornar conhecido “o mistério que esteve oculto durante séculos e gerações, mas agora foi manifesto aos seus santos […] Cristo em vós…” (CI 1.26,27).

Considerações Finais

A teologia pública é a apresentação em proposições e, ainda mais importante, em pessoas da realidade da nova vida em Cristo.

A igreja, o grupo daqueles que foram ressuscitados com Cristo, é a vanguarda da nova ordem criada. O exímio pastor-teólogo Jonathan Edwards diz algo muito semelhante: a finalidade da obra divina de redenção e, portanto, o propósito total da história era criar um reino para seu Filho, um povo que fosse sua propriedade especial.

Aqueles que foram ressuscitados com Cristo, a sociedade dos redimidos, são apenas as primícias dessa realidade suprema.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *