Siga-nos

Amilenismo

Primeiramente, consideremos a posição amilenista. O amilenista acredita que o milênio é agora, todo o período desde a ascensão de Jesus até a sua volta Ele enfatiza que a ressurreição e a ascensão de Jesus inauguraram uma nova era na história mundial.

Jesus já obteve uma grande vitória sobre Satanás, o pecado e a morte. Embora não vejamos todos os efeitos dessa vitória atualmente, ela certamente é real.

Talvez seja difícil imaginarmos que, neste momento, Satanás está “preso” (Ap 20.2), selado num abismo sem fundo (v. 3), mas seu poder certamente está enfraquecido.

O amilenista afirma que Satanás não engana mais as nações (v. 3), como fazia antes da vinda de Cristo.

Antes de Jesus vir, os crentes no Deus verdadeiro estavam basicamente em Israel

As outras nações eram enganadas por Satanás e adoravam ídolos.

Porém, depois da ressurreição, a igreja cristã recebeu poder para alcançar as pessoas de todas as nações com a mensagem do evangelho.

E Deus continuará capacitando essa missão até o último dia, até que haja cristãos de todos os reinos, línguas, tribos e nações.

No entanto, o amilenista enfatiza que esse período também é um tempo de sofrimento e perseguição para a igreja.

O triunfo de Deus nesse período é espl ritual, não material. Não devemos esperar ter riqueza ou bens.

Não devemos esperar dominar a cultura em que vivemos-na política, arte, educação e assim por diante.

Deus tirará dessa cultura aqueles que escolheu salvar. Todavia, própria cultura não será redimida. De fato, alguns amilenistas acreditam que a culturas do mundo somente piorarão até a volta de Jesus.

Os amilenistas afirmam que, perto do fim desta era, Satanás será solto por tempo, como indica Apocalipse 20.3 (veja também v. 7-8).

Então, ele enganara as nações novamente, presumivelmente conquistando um tanto do seu antigo poder. Porém, ele será frustrado e derrotado pela volta de Cristo e pelo julgamento que resultará na sua destruição final.

Os amilenistas hesitam em estabelecer uma cronologia dos acontecimentos que antecedem a volta de Jesus, além do que já descrevemos.

Admitem que, quando Jesus voltar, haverá uma ressurreição geral, tanto dos justos quanto dos ímpios, tanto dos crentes quanto dos incrédulos.

O Juízo Final

Então, todas as pessoas serão reunidas para o julgamento final e passarão do que chamamos antes de estado intermediário para o estado eterno. Esse estado eterno é o novo céu e nova terra, onde habita a justiça.

A “primeira ressurreição” de Apocalipse 20.5, no ponto de vista amilenista, é o que chamamos de estado intermediário.

Nesse estado, os mártires e outros cristãos mortos reinam com Cristo por mil anos, ou seja, o tempo atual. A segunda ressurreição é a ressurreição física de todos os mortos que antecede o julgamento final.

De modo semelhante, a primeira morte é a morte física dos seres humanos; a segunda morte é a condenação dos ímpios, uma morte pela qual os cristãos não passarão.

Os argumentos a favor do amilenismo

Investiguemos agora os argumentos oferecidos pelo amilenismo. A ideia de que Satanás está preso durante a era atual é, talvez, um pouco difícil de engolir no começo.

A primeira vista, pelo menos, a visão expressa no título do livro de Hal Lindsey parece mais realista. No entanto, sempre devemos perguntar se os escritores bíblicos viram as coisas da mesma perspectiva.

Notavelmente, até no seu ministério terreno, Jesus relata ter visto Satanás cair dos céus (Le 10.18).

A prisão de Satanás, para a igreja primitiva, provavelmente não significava que ele não tinha nenhum poder, mas que ele não podia mais evitar que a Grande Comissão se concretizasse.

O mandato da Grande Comissão, a missão mundial da igreja, é o acontecimento mais importante da nossa era atual. O importante. para os cristãos primitivos, é que pessoas de todas as nações estão sendo salvas, apesar dos melhores esforços de Satanás.

Apocalipse 20.3 nos dá exatamente essa interpretação

Satanás ainda não perdeu todo seu poder, mas não é mais capaz de enganar as nações.

Contra o pré-milenismo, as Escrituras nunca sugerem que há mais que uma vinda de Cristo no futuro, antes da ressurreição geral (Dn 12.2; Jo 5.28-29; At 24.15). A volta de Cristo, a ressurreição dos mortos e o julgamento final ocorrem juntos (Mt 24.29-31).

Certamente, como os amilenistas afirmam, a era em que vivemos, embora seja um tempo em que as nações vão a Cristo, também é uma era de perseguição , desrespeito à lei e impiedade (Mt 24.21-30; 2Tm 3,1-5,12-13; 4.3-4).

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, para você ter uma visão mais acurada do assunto indico o livro “Teologia Sistemática” de John Frame que deu origem a este artigo. Deus abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *