Siga-nos

Cosmovisão Cristã: Desmistificando o Dualismo entre ser cristãos missionais ou missionários profissionais

Todo o filho de Deus regenerado e Salvo é chamado por Jesus para ser um missionário. Ao olharmos para o livro de Atos dos Apóstolos, vemos que, quando a igreja de Jerusalém começou a ser perseguida, todos cristãos foram espalhados, exceto os discípulos e apóstolos.

Os apóstolos ao serem perseguidos e espalhados por onde passavam pregavam o evangelho (At 8). Dessa forma a Igreja cresceu e se espalhou por todo mundo daquela época.

A igreja não cresceu pelas mãos de um clero ordenado, nem dos discípulos, nem pelo mover apostólico, nem pela liderança.

Foram os cristãos comuns, os leigos, que propagaram o evangelho de Jesus Cristo por tudo o mundo daquela época, ou seja, eram missionários.

A Igreja e o Dualismo Missionário

A igreja atual pós-moderna, criou um dualismo entre “missionários remunerados financeiramente” e “pessoas comuns”.

Criou-se uma separação entre missionários assalariados e espontâneos, entre pessoas que se dedicam à missão em horário absoluto, e voluntários comuns membros das igrejas não assalariados.

Essa visão errada deu a entender que só os missionários assalariados tem a incumbência de cumprir com a obra missionária de levar o evangelho a todas as nações.

O chamado de pessoas comuns voluntarias é clamar em oração pelos missionários, recolher dízimos, ofertas e enviar ao campo missionários.

As Sagradas Escrituras nos ensinam uma visão diferente

Não podemos negar que os missionários em tempo integral têm seu valor por estarem a todo o tempo voltados para a evangelização.

A definição que as Sagradas Escrituras nos ensinam sobre ser um missionário não se restringe a ser assalariado. Missionário não é uma pessoa “assalariada” para cumprir a missão.

As Sagradas Escrituras definem o missionário com alguém “enviado” com um proposito. Aqui está o ápice. Todos somos enviados. É nossa vocação testemunharmos do evangelho.

Alguns missionários vão para Alemanha, outros partem para a Índia. Todo enviado por Deus vai a algum lugar.

Todos temos um lugar para sermos missionários, este lugar poder ser nosso bairro ou o nosso ambiente de trabalho.

O mundo todo dever ser nosso campo missionário, todas as nações, etinias, povos e liguas devem receber o evangelho.

Devemos anunciar que o reino de Deus é real, compete a nós sermos testemunhas de Cristo

Devemos que Jesus é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que Ele é Soberano sobre todos os reinos.

Que todos os presidentes que existem em todas as nações devem prestar contas a Ele. O rei da Espanha deve prestar contas a Ele.

Os príncipes deste mundo devem prestar contas a Ele. Porém, nos deparamos com um grande problema, o reino de Cristo é invisível.

As pessoas não tem ciência de sua realidade. No mundo todo, as pessoas vivem e não reconhecem Jesus como Rei.

Existem pessoas que questionam a existência de Deus, outras afirmam uma pluralidade de deuses.

Algumas pessoas são antropocêntricas, acreditam que o homem é o centro uma divindade, outros acreditam que o homem não tem nenhum valor, é fruto da evolução.

Alguns dizem que existe um Deus, mas vivem como se ele não existisse. Outros indagam: “Qual é a relevância dessas implicações para minha vida?”

Considerações Finais

Quando Jesus está ocultos das pessoas, elas sofrem. Quando seu reino não é conhecido, as pessoas são machucadas, maltratadas, forçadas ao trabalho escravo, são expostas a todo tipo de crueldade.

São deixadas na miséria, na fome, casamentos são desfeitos, famílias são desfeitas. Elas ficam vulneráveis a todo mal existente no mundo. Quando o reino de Deus está oculto é isso que acontece.

Que a nossa cosmovisão cristã Bíblica possa desmitificar toda a dicotomia entre missionários remunerados e cristãos leigos voluntários.

Todos somos chamados para proclamar o reino de Deus, não existe uma classe especial no reino de Deus.

Todos somos enviados ao mundo para proclamar que o reino de Deus chegou na pessoa de Jesus Cristo e que em Jesus há Salvação.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo. Deus abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *