Siga-nos

Deus está mesmo no controle – Conheça a Providência de Deus

Você já se perguntou se Deus está no controle de tudo? A Bíblia, nos ensina que Deus é Soberano e bom. O ensino sobre o assunto está na categoria de uma matéria teológica que os teólogos chamam de Providência de Deus.

A providência de Deus é uma expressão que as vezes usamos de modo informal para reconhecer a intervenção aparentemente periódica de Deus em nossos assuntos.

Historicamente, no entanto, a igreja sempre entendeu que a Providência de Deus se refere a seu cuidado e governança sobre toda a criação, em todos os momentos.

Deus Está Mesmo No Controle

Jerry Bridges define providência dessa maneira “A providência de Deus é seu cuidado constante por toda a criação e seu governo absoluto sobre ela, para sua própria gloria e para o bem do seu povo”.

Observe que nesta definição os termos absolutos são: cuidado constante, governo absoluto, toda criação. Veja também o objetivo duplo da providência de Deus: sua glória e o bem do seu povo.

Esses dois objetivos nunca trabalham um contra o outro; estão sempre em harmonia. Deus nunca busca a própria gloria às custas do bem do seu povo, nem jamais busca nosso bem ás custas de sua glória.

Ele desenhou seu proposito eterno de modo que sua glória e nosso bem estejam indissociavelmente vinculados. Que consolo e estímulo isso deve ser para nós!

Aprendendo a Confiar em Deus

Se vamos aprender a confiar em Deus na adversidade, devemos acreditar que, tão certo como não permitir que nada subverta sua glória, Deus também não permitira que nada estrague o bem que está operando em nós e por nós.

A doutrina da providência nos ensina que podemos confiar em Deus independente das adversidades e do mal que existe no mundo, a doutrina histórica da providência divina afirma com clareza que podemos confiar em Deus.

Ele realmente se importa conosco, e o tempo todo – não de vez em quando apenas – governa todos os assuntos da nossa vida.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *