Siga-nos

Fome e Sede de Justiça – Sermão do Monte ao Alcance de todos

A Justiça prefeita muitas vezes é chacoteada e relegada a alguma forma obsoleta de recato vitoriano ou de espírito legalismo veemente.

A busca pela justiça não é admirada nem entre os que se professam cristãos. Muitos hoje em dia estão preparados para buscar outras coisas: maturidade espiritual, felicidade verdadeira, o poder do Espírito, capacitação para testemunhar.

Outros vão de pregador em pregador, de conferência em conferência, procurando alguma vaga “benção” do alto.

Eles têm fome de experiência espiritual; tem sede da percepção de Deus. Não estou dizendo com isso que essas outras coisas não sejam desejáveis, mas, sim, que elas não são fundamentais quanto a justiça.

O Que Caracteriza a Fome e Sede de Justiça No Discipulo Cristão

Não é sem razão que essa é a quarta bem-aventurança, pois o indivíduo marcado pela pobreza em espírito (5.3), que chora pelo pecado pessoal e social (5.4).

E se aproxima de Deus e dos outros com mansidão (5.5) também deve ser caracterizado pela fome e sede de justiça.

O que então seria essa justiça que devemos buscar?

Nas epístolas de Paulo, “justiça” pode se referir á justiça de Cristo, que Deus credita na conta do crente, do mesmo modo que credita o pecado na conta de Jesus Cristo.

Se fosse essa a justiça mencionada aqui, Jesus estaria convidando os não crentes a buscarem a justiça de Deus em virtude da morte substitutiva de Cristo.

Alguns teólogos dizem que no evangelho de Mateus “justiça “se refere á defesa dos oprimidos e afligidos.

Ultimamente, porém, os especialistas no Evangelho de Mateus reconhecem cada vez mais que “justiça” aqui (e nos versos 10 e 20), significa um padrão de vida em conformidade com a vontade de Deus.

Considerações Finais Sobre Fome e Sede de Justiça

Justiça, portanto, inclui em seu campo semântico todos os significados derivados ou especializados, mas não pode se limitar a nenhum deles.

Que possamos sempre buscar através das lentes do Evangelho de Cristo uma vida de conformidade com o padrão e a vontade de Deus.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, sobre o sermão do ao alcance de todos. Deus abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *