Siga-nos

Jesus o Caminho a Verdade e a Vida

O primeiro nome dado ao cristianismo foi o “Caminho” (Atos 9.2).” Pertencer a um caminho é seguir por ele. Andar é uma figura bíblica comum do estilo de vida ou padrão de conduta de uma pessoa. Os cristãos devem andar no Espírito (Gl 5.16), em amor (Ef 5.2) e em sabedoria (CI 4.5).

A autodesignação de Jesus em João 14.6 faz uso de figuras do Antigo Testamento que deviam ser bem conhecidas por seus ouvintes, principalmente aquela do salmo 1, que coloca em contraste os dois caminhos ou modos de caminhar.

Jesus o Caminho e o Salmo 1

Esse salmo de sabedoria contrapõe o caminho dos justos, que leva à vida, e o caminho dos ímpios, que leva à morte.

Os livros de Reis e Crónicas dão muitos exemplos de reis que andaram no “[mau] caminho dos reis de Israel” (2Cr 21.6), juntamente com algumas exceções, que andaram em “todo o caminho de Davi” (2Rs 22.2).

Ser cristão é pertencer ao caminho de Jesus, dirigir-se ativamente e seguir no mesmo sentido de Jesus, em direção ao reino de Deus.

As Epistolas

As epístolas joaninas incentivam os cristãos a andar “na luz” (1Jo 1.7), assim “como ele [Jesus] andou” (2.6). Que caminho é esse? As epístolas de João definem o caminho cristão no sentido de seguir a verdade (2Jo 4) e seguir o amor (2Jo 6).

O contexto é tão importante quanto a designação: perseguição. Os que pertencem ao “Caminho” podem esperar sofrimento por seu testemunho de vida da verdade.”

Considerações Finais Sobre Jesus o Caminho

O comentário de Agostinho cabe bem aqui: “O que é ‘andar como Cristo andou? Andar sobre o mar? Não, é andar no caminho da justiça. […]

Pregado à cruz, ele estava andando pelo caminho, o caminho da caridade”. Juntas, a vida, Paixão e morte de Jesus definem o “caminho” cristão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *