Siga-nos

O que é cosmovisão

Quando pensamos em cosmovisão cristã é necessário primeiro definirmos o que essa palavra significa, a ideia de cosmovisão surgiu pela primeira vez no idealismo alemão.

Que desde o princípio traz em seu bojo a natureza cristã, em alemão cosmovisão é Weltanschauung, que significa maneira de ver ou perceber o mundo, ou seja, a maneira como o ser humano enxerga e vê o mundo ao seu redor.

Vários filósofos no decorrer do tempo conceituaram e disseminaram a cosmovisão bíblica, entre eles os mais importantes são: Kant (1724 – 1804), Hegel (1770 – 1831), Dithey (1833 – 1911), Nietzsche (1844 – 1900), Wittgenstein (1889 – 1951), Foucault (1926 – 1984).

O Que é Cosmovisão Bíblica

Dentro do contexto cristão o primeiro a usar o termo cosmovisão cristã foi James Orr, grande apologeta e teólogo (1844 – 1913).

Orr deu a cosmovisão um víeis apologético, como contrário a visão moderna de mundo de sua época, ele entendia que a visão bíblica do mundo era a resposta correta para as indagações do seu tempo.

Outro nome destaque no meio cristão, se não o mais conhecido, é Abraham Kuyper, que desenvolveu a Biocosmovisão.

O cosmo na natureza e cosmo da cultura, ele também foi um dos fundadores do Neocalvinismo holandês, Kuyper entendia que a visão de Calvino era a melhor resposta para o modernismo e liberalismo de sua época.

Em um primeiro momento dividiu a cosmovisão cristã em três pilares:

“Criação, Queda, Redenção. Kuyper foi fundador de um partido político Antirevolucionário – contra a revolução francesa (1878).

Fundou a Universidade Livre de Amsterdam (1880); e também foi Primeiro Ministro da Holanda entre os anos 1901 e 1905.

Kuyper expressou sua visão da soberania de Deus nesta frase: “Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: “É meu!”.

Depois de Kuyper surgiram mais três nomes exponenciais na área de cosmovisão que são: Herman Dooyeweerd (1894 – 1977), Francis Schaeffer (1912 – 1984) ficou muito conhecido pela sua visão do dois pavimentos.

E Nancy Pearcey (1952) que da continuidade ao pensamento de Schaeffer, na atualidade temos nomes como James W. Sire, Michael W. Goheen, Albert Wolters e muitos outros.

Gostaria de elencar três definições do que é cosmovisão cristã de autores cristãos:

Primeira: Segundo James W. Sire, em seu livro Dando nome ao Elefante, “Uma cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração.

Que pode ser expresso como uma narrativa ou como um conjunto de pressuposições (hipóteses que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou integralmente falsas).

Que sustentamos consciente ou inconscientemente, consistente ou inconsistentemente sobre a formação básica de nossa realidade.

E que fornece o fundamento sobre o qual nós vivemos, nos movemos e existimos”.

Segunda: Para Albert Wolters “cosmovisão será definida como “a estrutura compreensiva de crenças básicas de uma pessoa sobre as coisas”… cosmovisão é uma questão de experiência diária da humanidade.

Um componente inescapável de todo o saber humano e, como tal, é não-cientifica, ou melhor (visto que o saber científico é sempre dependente do saber intuitivo por natureza), ela pertence a uma ordem de cognição mais básica do que ciência e a teoria.

Terceira: Normam Geisler diz que “Cosmovisão é como uma lente através da qual nós vemos o mundo”.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, para você ter uma visão mais acurada do assunto indico o livro “Dando nome ao Elefante” e “Universo ao Lado” de James W. Sire. Deus Abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *