Siga-nos

Os Pacificadores Serão Chamados Filhos de Deus – Bem Aventurança ao Alcance de Todos

Segundo Dr. D. A. Carson essa bem-aventurança não traz bênção para os pacíficos nem para os que anseiam pela paz, mas para os pacificadores, os que estabelecem a paz.

Dentro de toda a estrutura da Bíblia, o maior pacificador é Jesus Cristo — o Príncipe da Paz. Ele estabelece a paz entre Deus e o homem removendo o pecado, que é o motivo do afastamento.

Ele traz a paz entre o homem e seu semelhante removendo o pecado e conduzindo as pessoas a uma relação direta com Deus (veja especialmente Ef 2.11-22).

Os Pacificadores

Jesus deu ao tradicional cumprimento judaico um significado mais profundo quando, após sua morte e ressurreição, saudou seus discípulos com estas palavras: “Paz seja com vocês” (Lc 24.36; Jo 20.19).

Assim, as boas-novas de Jesus Cristo são a maior mensagem de paz, e o cristão que dá testemunho e fala de sua fé é, basicamente, um arauto da paz, um pacificador.

Não admira que Paulo use a linguagem figurada de Isaías, que retrata mensageiros correndo pelas trilhas da região montanhosa da Judeia.

O Poder da Mensagem de Pacificação

“Como são belos sobre os montes os pés dos que anunciam boas-novas, que proclamam a paz, que anunciam coisas boas, que proclamam a salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina!” (Is 52.7; Rm 10.15).

Contudo, não há nada no contexto que nos permita defender a ideia de que em Mateus 5.9 Jesus está se restringindo à pacificação do evangelho. Em vez disso, o discípulo de Jesus Cristo deve ser um pacificador no sentido mais amplo do termo.

O Que Faz um Pacificador

O papel dos pacificadores do cristão implica não só propagar o evangelho, mas também acalmar tensões, buscar soluções, garantir que a comunicação seja eficiente. Talvez essa missão seja mais difícil nas situações em que há envolvimento pessoal.

Nesse caso, é preciso lembrar que “a ira humana não produz a justiça que Deus deseja” (Tg 1.20) e que “a resposta branda desvia o furor” (Pv 15.1).

O cristão não deve confundir problemas, mesmo os importantes, com sua autoimagem; e, para não ser culpado de gerar mais calor do que luz, ele deve aprender a baixar seu tom de voz quanto maior for a intensidade da discussão, e ser mais bem-humorado.

As Bem Aventuranças aos Pacificadores

Os pacificadores são bem-aventurados porque serão chamados “filhos de Deus” — no gênero masculino, e não “descendentes”, ou qualquer outra linguagem neutra que signifique filhos ou filhas, como na KJV.

A diferença nas palavras é sutil, mas importante. No pensamento judaico, “filho” (genero masculino) em geral tem o significado de “portador do caráter de”, ou algo assim.

Se alguém chama você de “filho de um cão”, não está insultando seus pais, mas você: é você que tem o caráter semelhante ao de um cão. Por isso, “filhos de Deus” pode ter uma conotação diferente de “descendentes [filhos e filhas] de Deus”.

As duas expressões podem se referir ao mesmo tipo de relação filial, mas a primeira enfatiza mais o caráter do que a relação.

Quais as Recompensas de um Pacificador

A recompensa do pacificador, portanto, é que ele será chamado de filho de Deus. Ele reflete o maravilhoso caráter pacificador de seu Pai celestial.

Em nossos dias ainda existe um sentido em que os cristãos intuitivamente reconhecem esse aspecto divino no caráter do pacificador.

Por exemplo, quando, em alguma convenção ou reunião da igreja, os cristãos se envolvem em um debate acalorado.

Considerações Finais Sobre Pacificadores

O irmão que permanece calmo, escuta cada ponto de vista com respeito, equidade e educação, acalmando os ânimos à flor da pele, é considerado espiritual pelos outros irmãos, ainda que ninguém manifeste isso verbalmente.

Mas essa conduta deveria ser considerada normal entre discípulos de Jesus Cristo, pois o próprio Jesus instituiu essa norma. Ela é aspecto essencial do ser filho de Deus.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, sobre o sermão do ao alcance de todos. Deus abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *