Siga-nos

Os três estágios do Propósito eterno de Deus

Os três estágios do Propósito eterno de Deus: “Normativo, Situacional e Existencial”.

O Propósito de Deus referente a salvação, também conhecido como vocação eficaz ou chamado eficaz pode ser compreendido de acordo com três perspectivas: normativa, situacional e existencial conforme a carta de Paulo aos Efésios. 1. 3-13.

O Que a Bíblia Diz

“Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo.

Segundo o propósito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

O Plano de Salvação

A salvação começa no decreto eterno de Deus, pactum salutis (perspectiva normativa), concretiza-se por meio da expiação de Jesus na História (perspectiva situacional) e é aplicada pelo Espirito a cada um de nós (perspectiva existencial).
.
Observe que essa distinção se baseia nos diferentes papeis desempenhados na redenção pelo Pai, pelo Filho e pelo Espirito Santo.

Os três estágios do Propósito eterno de Deus de Deus

Podemos ver esses três estágios no verso 4 do capítulo 1 da carta de Paulo aos Efésios: “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; em amor”.
.
Em seguida no versículo 7, ele fala da expiação: “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segunda a riqueza da sua graça”.

E, no versículo 13, ele fala dos acontecimentos da nossa experiencia que nos levam a confiar em Cristo:

“Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”.
.
Esses três versículos fornecem três respostas complementares á pergunta “quando vocês foram salvos?” podemos responder: (1) antes da fundação do mundo, (2) na cruz do Calvário e (3) quando passamos a crer em Cristo. Faça o seu propósito com Deus.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, para você ter uma visão mais acurada do assunto indico o livro de “Teologia Sistemática” de John Frame. Deus Abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *