Siga-nos

Preterismo

Outra abordagem ao ensino biblico sobre os últimos dias que é um tanto diferente de todas as visões descritas antes.

É o preterismo que afirma que muitas, ou todas, as profecias da vinda de Jesus foram cumpridas pelo juizo de Deus sobre Jerusalém em 70 d.C.

Isso significa que, da nossa perspectiva, houve uma vinda de Jesus no passado. O termo preterismo vem da palavra que significa “pretérito” (passado”.

Os argumentos do preterismo se baseiam amplamente nas passagens que  falam da iminência da vinda de Jesus, da perspectiva do século 1°.

O Que a Bíblia Diz Sobre o Preterismo

Em Luca 21, por exemplo, Jesus fala extensamente sobre o fim dos tempos e diz, nos versículos 31 e 32: “Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, saber que está próximo o reino de Deus.

Em verdade vos digo que não passaria estas geração, sem que tudo isto aconteça”. Isso indica que o cumprimento das profecias de Jesus ocorreria em seguida, talvez trinta ou quarenta anos depois, não milhares de anos no futuro.

Outros contrapõem que passagens como Lucas 21 e Mateus 24 não falam apenas da destruição de Jerusalém, mas de uma destruição cósmica- do fim do mundo. Contudo, essa linguagem pode ser figurada.

E usada em outras profecias para descrever a guerra, como em Isaías 34.1-4,9-10. Em Mateus 243, quando Jesus explica a “consumação do século”, os preteristas afirmam que ele está se referindo ao fim do mundo dos judeus do seu templo, da terra santa da aliança com Deus.

Então, quanto às profecias da iminência dos últimos dias, há outras explicações possíveis.

A mais comum é que o reino de Deus chegou com poder quando Jesus ressuscitou dos mortos, subiu aos céus e enviou o Espirito para a igreja Isso explica a afirmação de Jesus em Mateus 16.28, por exemplo:

“Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino”.

Outra explicação para essa afirmação pode ser encontrada nos primeiros versículos do capítulo seguinte: os discípulos testemunharam a glorificação de Jesus no monte da transfiguração.

Pelo menos, não é necessário explicar a iminência do reino fazendo-o referir-se aos acontecimentos de 70 d.C.

Quanto à linguagem que sugere destruição cósmica e o fim do mundo, embora essa linguagem seja usada figuradamente nas Escrituras, a interpretação figurada não é necessária.

O preterismo pode estar certo a respeito de alguns acontecimentos preditos

Certamente, o discurso no monte das oliveiras em Mateus 24 e Marcos 13 refere-se, pelo menos parcialmente, à queda de Jerusalém.

Porém, há diversos acontecimentos preditos que claramente não tiveram lugar em 70 d.C.

Entre eles estão a ressurreição dos justos e dos ímpios, o juízo final, o aparecimento de Jesus visível a todo olho, a morada visível de Deus com os homens no novo céu e nova terra, a remoção de todo pecado e sofrimento do mundo.

Também é significativo que os primeiros Pais da igreja, da geração que se seguiu à dos apóstolos, nunca mencionam uma volta de Cristo que tenha ocorrido em 70 d.C.

Se esse fosse o evento monumental que os preteristas dizem ter sido, penso que os Pais o teriam tornado um dos temas principais dos seus escritos. Porém, na verdade, nem mesmo o mencionam.

Alguns preteristas extremos (às vezes chamados de preteristas plenos) defendem que não há vinda de Cristo no futuro; não há uma vinda de Cristo a ser esperada.

Do ponto de vista deles, todas as profecias da volta de Jesus foram cumpridas em 70 d.C. Penso que essa visão está totalmente errada, é até mesmo herética.

Conclusão Sobre o Preterismo

As Escrituras ensinam claramente que Jesus virá para julgar todos os vivos e os mortos. Isso ainda não aconteceu.

Todos os ramos da cristandade preservam essa verdade e nela encontram uma bendita esperança, como em Tito 2.13. O preterismo extremo mata essa esperança.

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, para você ter uma visão mais acurada do assunto indico o livro “Teologia Sistemática” de John Frame que deu origem a este artigo. Deus abençoe, até o próximo texto.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *