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Quem é o Espirito Santo? O que Ele faz? E como Ele age na vida dos cristãos

Primeiramente, o Espirito é Deus, como o Pai e o Filho. Ele permanece ao lado deles como um objeto de adoração.

Batizamos as pessoas no triplo nome divino, que inclui o Espirito (Mt 28.19). E a bênção apostólica também coloca o triplo nome divino sobre o seu povo; Paí, Filho e Espírito Santo (2Co 13.14).

Também vimos que os escritores bíblicos coordenam o Espírito com o Pai e o Filho quando escrevem sobre a fonte da bênção espiritual. Observe como Paulo, em Efésios 2.21-22, coordena as três pessoas.

Ele fala de Cristo, “no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vos juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”. Cf.

Também Romanos 15.19; Efésios 4.4-6; Filipenses 3.3; Apocalipse 1.4-5; 2.7. Também observamos como os escritores do NT citam com frequência passagens do AT que contêm o nome de Deus e o substituem pelo nome de Jesus.

O mesmo é verdadeiro quanto ao Espírito Santo

Em Jeremias 31.33-34,0 Senhor é quem fala. Mas quando o escritor de Hebreus cita essa passagem em Hebreus 10.15-17, quem fala é o Espírito Santo. Observe também levítico 16 e Hebreus 9.8.

O Espírito é chamado de “Deus” em Atos 5.4. Ele possui atributos divinos de eternidade (Hb 9.14), onisciência (Is 40.13; 1Co 2.10-11), sabedoria (Is 11.2), onipresença (SI 139.7-10; At 1.8) e incompreensibilidade (Is 40.13).

Ele é chamado de santo aproximadamente cem vezes. Claramente, não é meramente uma santidade criada.

Ele é perfeitamente santo pela sua própria natureza, a própria definição de santidade para nós.

Sua santidade é uma santidade divina, um atributo divino

E, assim como Jesus realiza todas as ações de Deus, todas as coisas que somente Deus pode fazer, do mesmo modo faz o Espírito: a criação (Gn 1.2; SI 104.30), o juízo (Jo 16.8-11), a doação da vida (tanto física quanto espiritual) (Jó 33.4; Sl 104.30; Jo 3.5-8; 6.63; Rm 8.11).

Como o Pai e o Filho, ele participa na nossa salvação. Por meio dele somos lavados, santificados e justificados (ICo 6.11). E ele é o Mestre da igreja (Nm 11.25; Mt 10.20; 2Tm 3.16; 1Jo 2.27).

Portanto, o Espírito é Deus. Ele é igual ao Pai e ao Filho, digno da mesma honra que eles recebem.

A próxima coisa a lembrar é que o Espírito é uma pessoa divina, não uma força impessoal.

Isso é óbvio para a maioria de nós à medida que lemos a Bíblia, mas algumas seitas tentam negar que o Espírito seja uma pessoa.

Acreditam que o Espírito é uma coisa, não um ser pessoal; um tipo de força ou poder de Deus, mas não uma pessoa.

Contudo, a meu ver, a Bíblia é bem clara quanto a isso. É verdade que a palavra grega para “Espírito”, pneuma, é neutra (ruach, usado no AT, é feminino).

Mas os escritores do NT geralmente usam pronomes masculinos para se referirem ao Espírito. O Espírito é um “ele”, o que enfatiza sua pessoalidade (Jo 14.17, 26; 16.14; 1Co 12.11).

Sem dúvida, ele é o poder de Deus (At 1.8), o que pode sugerir uma força impessoal.

Mas ele também é a sabedoria de Deus (Is 11.2; At 6.10; 1Co 2.4), e a sabedoria não pode ser impessoal.

O Espírito também tem uma mente (Rm 8.27), e ele fala. Ele fala na primeira pessoa (At 10.19-20; 13.2) e realiza ações pessoais como criar, julgar, etc.

Visto o Espírito é coordenado com o Pai e o Filho em passagens como que Mateus 28.19; 2Coríntios 13.14; Efésios 2.21-22; e outras e considerando os atributos divinos atribuídos a ele e as obras divinas realizadas por ele, fica claro que o Espírito é uma pessoa, com o Pai e o Filho.

O que faz o Espírito?

Vamos pensar sobre o que o Espírito faz, sua obra. Já mencionei que ele está envolvido em todas as obras de Deus, porque ele é Deus.

Como vimos, as Escrituras frequentemente o apresentam como poder de Deus manifestado no mundo.

Esse poder é o controle de Deus, o primeiro dos atributos do senhorio. Ele é o Criador e o Provedor, como vimos.

Ele também dá poder e fortalece os anjos (Ez 1.12,20) e os seres humanos. Lembro como o Espirito desceu sobre Sansão e ele rasgou um leão (Jz 13.25; 14.6.

Lembra como mais tarde o Espirito se apossou dele e ele matou sozinho trinta filisteus (Jz 14.19; cf. 15.14)?

Bem, assim você tem um modo de entender como o Espirito capacita a pregação no NT.

Em 1Coríntios 2.4, Paulo diz que minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”. Cf.

Lucas 4.14: Atos 2.1-4; Romanos 15.19; 1 Tessalonicenses 1.5.

Quando apresentar o evangelho a outros, pense em Sansão rasgando aquele leão em pedaços. O mesmo Espirito está presente em você.

A Ação Poderosa do Espírito Santo

Assim como o Espírito profere a palavra de modo poderoso, ele também a profere com autoridade: os profetas proferem suas palavras pela autoridade do Espírito (Gn 41.38; Nm 24.2; 1Sm 10.6; Is 61.1; Lc 1.17; 1Pe 1.11).

Assim fazem Jesus e os apóstolos (Mt 10.20; Lc 4.14; Jo 3.34; 14.16-17; 15.26; 16.13; At 2.4; 1Co 2.4; 12.3).

Portanto, o Espírito dá sabedoria: tanto no sentido de habilidades práticas, como quando Bezalel e Aoliabe construíram o tabernáculo (Ex 28.3; 31.3,6; Dt 34.9), quanto no sentido de entendimento ético (Tg 3.13-18).

Como veremos, a autoridade do Espírito também vem com os dons que ele dá à igreja (1Co 12.1-11).

Poder, autoridade e, agora, o terceiro atributo do senhorio: presença. O Espírito é a presença de Deus na terra. Davi pergunta:

“Para onde me ausenta rei do teu Espírito?” (SI 139.7). É o Espírito que habita nos cristãos como seu templo (1Co 3.16; Gl 4.6; 5.16-26; 1Pe 1.2), para que adoremos a Deus “em espirito” (Jo 4.24).

As Escrituras associam esse atributo de Deus com o Espírito Santo. Especificamente, quando Deus se faz visível aos seres humanos, muitas vezes ele toma a forma de uma “nuvem de glória”, como a denomina Meredith Kline, que, por sua vez, é identificada com o Espírito.

O Espírito é o controle, a autoridade e a presença de Deus no mundo. Isso quer dizer que ele é o Senhor.

Assim como Jesus é Profeta, Sacerdote e Rei, o Espírito é a palavra autoritativa de Deus, sua presença duradoura e mediadora e seu poderoso controle sobre todas as coisas.

O Espírito na vida dos cristãos

Então, vamos nos concentrar de modo mais restrito e nos perguntar o que o Espírito faz na vida dos cristãos.

Bem, há muitíssimas coisas que o Espirito faz nós e em nós. Investigaremos aqui uma longa lista dessas coisas.

E por cada item dessa lista pode ser analisado de modo bem mais amplo. Em suma, o Espírito faz por nós tudo de que precisamos na nossa vida com Deus.

A obra expiatória de Jesus aconteceu no passado, de modo objetivo e definitivo

E o Espírito continua a trabalhar hoje, muitas vezes na nossa própria subjetividade. Bem, o propósito não é separar a obra do Espírito da obra de Cristo.

O Espírito é o Espírito de Cristo. Cristo está nele e ele está em Cristo. Como dissemos antes, tudo o que uma das pessoas da Trindade faz, ele faz com classe.

Contudo, a ênfase principal da Bíblia na obra do Espírito é que ele nos dá tudo de que precisamos para nossa caminhada contínua e presente com Deus.

Na verdade, ele fez o mesmo por Jesus durante seu ministério terreno. Lembre-se de como o Espírito desceu sobre ele como uma pomba no seu batismo (Mt 3.16).

O Espírito o encheu com poder para pregar e para operar milagres. Cf. Isaías 11.2-3; 42.1; 61.1; Lucas 4.1,14,18; João 1.32; 3.34.

Bem, se Jesus precisava do ministério do Espírito, certamente necessitamos do Espírito também.

Ele é quem nos prepara para servir a Deus (Nm 27.18; Dt 34.9; Jz 3.10), para pregar (At 1.8; Rm 15.19; 1Co 2.4), para orar de maneira eficaz (Rm 8.26; Ef 2.18).

Ele nos regenera (Jo 3.5), nos dá o novo nascimento Ele nos santifica (Rm 8.4,15-16; 1Co 6.11; 2Ts 2.13; Tt 3.5; 1Pe 1.2), nos torna santos em pensamento e obras, mortificando os pecados do corpo (Rm 7.6 8.13; Fp 1.19). Ele se entristece quando pecamos (Ef 4.30).

Considerações Finais

A Bíblia coloca uma ênfase especial na obra do Espírito de criar unidade e paz no corpo (2Co 13.14; Gl 5.18-20; Ef 2.18; 4.3; Fp 2.1-2; C1 3.14).

Afinal de contas, ele é aquele que nos permite clamar “Aba, Pai!” (Rm 8.15; Gl 4.6) e, desse modo, estabelece a igreja como filhos e filhas de Deus juntos numa família.

Evidentemente, o Espírito é o grande Mestre da igreja. Os escritores da Bíblia, em ambos os Testamentos, foram inspirados pelo Espírito Santo para escrever a verdade de Deus (2Tm 3.16; 2Pe 1.21).

Os profetas e os apóstolos falaram a verdade de Deus porque o Espírito desceu sobre eles e os capacitou para fazer isso (Mt 22.43; Jo 14.26; 15.26; 16.13; At 1.16).

E o Espírito não vem apenas sobre os que falam e os que escrevem, mas também sobre os que ouvem e os que leem.

O Espírito nos esclarece, capacitando-nos a compreender as Escrituras (Sl 119.18; 1Co 2.12-15; Ef 1.17-19) e persuadindo-nos de que a Palavra é verdadeira (1 Ts 1.5).

Para que você possa se aprofundar e continuar seus estudos, leia o nosso próximo artigo, para você ter uma visão mais acurada do assunto indico o livro “Teologia Sistemática” de John Frame que deu origem a este artigo. Deus abençoe, até o próximo texto.

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